Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Brasileira de Física Médica (RBFM) é um periódico científico publicado pela Associação Brasileira de Física Médica (ABFM).

A RBFM publica artigos originais de pesquisa científica comunicações técnicas e artigos de revisão na área da Física Médica, na qual estão compreendidas as áreas de Radioterapia, Medicina Nuclear, Radiologia Diagnóstica, Proteção Radiológica e Dosimetria das Radiações, modalidades correlatas de diagnóstico e terapia com radiações ionizantes e não-ionizantes, além de Ensino e Instrumentação em Física Médica. A RBFM também publica resenhas das teses e dissertações da área de Física Médica.

Seções

Artigo Original: São artigos nas áreas ou tópicos relacionados à Física Médica, que descrevem métodos e resultados de pesquisa e/ou desenvolvimento originais ainda não publicados. Artigos originais devem ter, no mínimo, 4 (quatro) páginas e, no máximo, 10 (dez) páginas. Um modelo específico para artigos na forma de Artigo Original está disponível neste link. ATENÇÃO: Não fazer alterações online no modelo. Baixar o arquivo para utilizar como modelo.

Comunicação Técnica: São artigos que constituem uma forma de disseminação de soluções para problemas de projeto, manutenção, técnicas experimentais e informática aplicada à Física Médica. As comunicações técnicas devem ter, no mínimo, 2 (duas) páginas e, no máximo, 4 (quatro) páginas. Um modelo específico para artigos na forma de Comunicação Técnica está disponível neste link. ATENÇÃO: Não fazer alterações online no modelo. Baixar o arquivo para utilizar como modelo.

Artigo de Revisão: São artigos nas áreas ou tópicos relacionados à especialidade da RBFM, dentro de uma perspectiva crítica, a respeito de uma temática específica não original, com uma abordagem didática ou de atualização profissional. A submissão de artigo de revisão deve ser efetuada a partir de convite do corpo editorial, ou precedida de consulta e avaliação dos editores. Artigos de revisão devem realizar uma análise do estado da arte do tema abordado dentro e fora do país. Artigos de revisão devem ter, no mínimo, 5 (cinco) páginas e, no máximo, 10 (dez) páginas. Um modelo específico para Artigo de Revisão está disponível neste link. ATENÇÃO: Não fazer alterações online no modelo. Baixar o arquivo para utilizar como modelo.

Resenha de Tese ou Dissertação: Os resumos de dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas e homologadas em programas de pós-graduação há, no máximo, cinco anos, e seus respectivos abstracts poderão ser publicados na RBFM para fins de divulgação à comunidade de Física Médica. Somente serão publicados os resumos que se relacionem às áreas de interesse da RBFM, conforme avaliação preliminar da comissão editorial. Somente serão aceitos resumos de dissertações/teses disponíveis em repositórios institucionais. Um modelo específico para a apresentação de Resenha de Tese ou Dissertação está disponível neste link. ATENÇÃO: Não fazer alterações online no modelo. Baixar o arquivo para utilizar como modelo.

Processo de Avaliação pelos Pares

A política da análise pressupõe que os artigos originais, comunicações técnicas e artigos de revisão passem por pelo menos dois pareceristas anônimos, "ad hoc". Um Editor Associado auxiliará no processo de revisão, verificando a adequação do trabalho submetido, conforme os critérios estabelecidos pela Revista e o cumprimento dos prazos estabelecidos. Os conceitos e opiniões emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade de seus autores. Em caso de empate, um Editor se encarregará de emitir um parecer final recomendando ou não a publicação do referido trabalho.

O recebimento do trabalho será prontamente confirmado através de comunicação eletrônica. A partir daí, todas as informações serão transmitidas desta forma. Os manuscritos que não estiverem dentro das normas serão devolvidos ao(s) autor(es).

Quando um artigo é submetido à RBFM, os autores confirmam que o texto, ou parte dele, não foi publicado ou aceito para publicação em alguma outra revista. O artigo só poderá ser enviado a outra revista, após decisão final da RBFM. Após aceite para publicação, o(s) direito(s) de copyright pertence(m) à Associação Brasileira de Física Médica, não havendo nenhum custo para submissão ou publicação (APCs). É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos, desde que mencionada a fonte e com permissão expressa da RBFM.

Política de Acesso Livre e Gratuito

A RBFM é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo é disponibilizado gratuitamente e sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade lícita, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor. Os autores são livres para arquivar em repositórios pessoais institucionais somente a versão final do artigo publicado (categoria azul do Diadorim).

A RBFM está sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0)

Creative Commons License  

Arquivamento

A RBFM é preservada pela PKP Preservation Network.

Histórico do periódico

A Revista Brasileira de Física Médica - Rev Bras Fis Med (ISSN 1984 9001 - versão eletrônica; ISSN 2176-8978 - versão impressa) - é uma publicação promovida pela Associação Brasileira de Física Médica (ABFM).

Criada em 2005, tem por objetivo publicar trabalhos originais nas áreas de Radioterapia, Medicina Nuclear, Radiologia Diagnóstica, Proteção Radiológica e Dosimetria das Radiações, incluso modalidades correlatas de diagnóstico e terapia com radiações ionizantes e não-ionizantes, além de Ensino e Instrumentação em Física Médica.