Anúncios

Bem vindos a Revista Brasileira de Física Médica!

  • Internacionalização da RBFM: submissões exclusivamente em inglês a partir de 2026

    2025-12-17

    Nos últimos dois anos, a equipe editorial da Revista Brasileira de Física Médica (RBFM) tem conduzido um trabalho contínuo de fortalecimento da revista, com foco na melhoria de seus indicadores científicos e na preparação para futura indexação em bases internacionais. Atualmente, a RBFM conta com editores especializados nas principais áreas da Física Médica, cerca de 80 revisores ativos e um fluxo editorial mais ágil e eficiente, visando à sustentabilidade operacional e à qualidade do processo de avaliação.

    O próximo passo desse processo é a internacionalização. Assim, a partir de janeiro de 2026, a RBFM passará a aceitar submissões de artigos originais, artigos de revisão e notas técnicas exclusivamente em inglês.

    A equipe editorial reforça seu compromisso com a excelência científica e conta com a valiosa contribuição de pesquisadores e profissionais das diversas áreas da Física Médica, convidando a comunidade a participar ativamente desta nova fase da revista.

    Saiba mais sobre Internacionalização da RBFM: submissões exclusivamente em inglês a partir de 2026
  • Novas editoras-chefe da Revista Brasileira de Física Médica (RBFM) e a nossa nova logomarca!

    2023-03-06
    Revista Brasileira de Física Médica tem novas editoras-chefe.   Seguimos com muitas novidades em 2023. Anunciamos as novas editoras-chefe da Revista Brasileira de Física Médica (RBFM) e a nossa nova logomarca! As novas editoras da RBFM são as doutoras Juliana Pavoni e Renata Ferranti Leoni. Desejamos um ótimo período de trabalho!    Saiba mais sobre a carreira das nossas novas editoras-chefe:   Dra. Juliana Pavoni  Atualmente é professora doutora do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP. Realiza também atividade simultânea no Serviço de Radioterapia do Hospital e Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP como supervisora de radioproteção. É membra associada da ABFM e da American Association of Physicists in Medicine (AAPM). Possui graduação em Física Médica pela Universidade de São Paulo (2004). Obteve doutorado em Física Aplicada à Medicina e Biologia (2009) também pela Universidade de São Paulo. Em 2005 tornou-se supervisora de radioproteção em radioterapia pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e em 2007, especialista em física médica na área de radioterapia pela Associação Brasileira de Física Médica (ABFM), tendo atuado como física médica em radioterapia de 2007 a 2013. Tem experiência na área de Física Médica, com particular interesse em ferramentas de controle de qualidade em radioterapia, incluindo dosimetria de gel e inteligência artificial.    Dra. Renata Ferranti Leoni Professora doutora no Departamento de Física, FFCLRP, da Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Física Médica (2006) e doutora em Ciências pela USP (2011). Pós-doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP. Experiência em pesquisa no National Institutes of Health (NINDS/NIH/EUA). Pesquisadora no laboratório InBrain com foco em neuroimagem por ressonância magnética quantitativa aplicada a doenças cerebrovasculares e neurodegenerativas. Saiba mais sobre Novas editoras-chefe da Revista Brasileira de Física Médica (RBFM) e a nossa nova logomarca!