Construção de phantom de mama a partir de materiais de baixo custo para avaliação da qualidade da imagem por ultrassonografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29384/rbfm.2022.v16.19849001697

Palavras-chave:

Ultrassom; phantom de mama; implante de silicone; testes de controle de qualidade; treinamento profissional.

Resumo

A Resolução da ANVISA, a RDC nº 611/22 preconiza, entre outras regulamentações, os testes de controle de qualidade dos equipamentos de radiodiagnóstico médico e trazem como novidade o estabelecimento de critérios de avaliação da qualidade da imagem nos equipamentos emissores de radiação não ionizante. A principal proposta do estudo é o desenvolvimento de um phantom de mama com implante de silicone confeccionado com materiais de baixo custo para avaliar a qualidade da imagem de ultrassonografia. O phantom foi elaborado a partir de materiais que, por conta da interação com o som, mimetizam a imagem do tecido mamário por ultrassom. No material base do simulador foi inserida uma prótese mamária de silicone, estruturas que simulam na imagem os principais achados clínicos da mama e estruturas testes para a avaliação da qualidade da imagem. Conclui-se, através da avaliação quantitativa dos principais parâmetros físicos da interação de cada material com o ultrassom, que os valores apresentaram propriedades ultrassonográficas semelhantes aos descritos na literatura como característicos do tecido mamário, valores também comparados aos parâmetros estabelecidos por um phantom comercial e valores representativos de tecidos biológicos, como tecido mole e gordura. Os resultados da avaliação qualitativa da imagem produzida do phantom mostraram uma relação muito próxima entre as imagens do dispositivo criado e as imagens reais do tecido mamário, com os principais achados clínicos, e as inclusões que simulam as estruturas teste de qualidade da imagem. O phantom proposto, se mostrou com a capacidade de servir para teste de controle de qualidade da imagem, podendo ser usado para o aperfeiçoamento da visualização de mamas com implante de silicone, potencializando o seu uso em treinamentos de equipes multiprofissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

INCA. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Estimativa 2020: incidência de câncer no Brasil / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. – Rio de Janeiro: INCA, 2019.

ALVES, A. V. S. Desenvolvimento de simuladores de mama para controle de qualidade e treinamento. 2015. 68f. Dissertação de mestrado - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.

CALAS, M.J.G., KOCH, H.A., DUTRA, M.V.P. Ultra-sonografia mamária: avaliação dos critérios ecográficos na diferenciação das lesões mamárias. RadiolBras vol.40 no. 1 São Paulo, 2007.

ZAHAVI, A., SKLAIR, M.L. Capsular contracture of the breast – Working towards a better classification using clinical and radiology assessment. Annals of Plastic Sugery. 57(3): 248-251. 2006.

MOVAHED, M R., Interference of breast implants with echocardiographic image acquisition and interpretation, Cardiovascular Ultrasound, p. 5-9, 2007.

CARVALHO, et al. Phantom Simulador de lesões de mama com contorno regular para ultra-sonografia. Programa de Engenharia Biomédica – COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro. 2005.

Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Diretoria Colegiada Resolução RDC n⁰ 611. Brasília, 2022.

HOLANDA, A. A. R; GONÇALVES, A. K. S; MEDEIROS, R. D; OLIVEIRA, A. M. G; MARANHÃO, T. M. O. Achados ultrassonográficos das alterações fisiológicas e doenças mamárias mais frequentes durante a gravidez e lactação. Radiol. Bras. 49(6): 389- 396. 2016.

NAZÁRIO, A. C. P; REGO, M. F; OLIVEIRA, V. M. Nódulos benignos da mama: uma revisão dos diagnósticos diferenciais e conduta. Rev Bras Ginecol Obst. 29(4): 211-9. 2007.

RODRIGUES, R. A; AZEVEDO, C. L. A. P; DJAHJAH, M. C. R; PEREIRA, T. S. S. Adenoma tubular da mama: achados radiológicos e ultrassonográficos. Radiol Bras. 51(5): 334-348. 2018.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Ventura, S., Santos, P. ., Gonçalves, A., Santos, F., Souza, D. ., & Rolemberg Silva, F. (2022). Construção de phantom de mama a partir de materiais de baixo custo para avaliação da qualidade da imagem por ultrassonografia. Revista Brasileira De Física Médica, 16, 697. https://doi.org/10.29384/rbfm.2022.v16.19849001697

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)