Análise da Qualidade de Imagem e da Radioproteção em Radiodiagnóstico Odontológico na Cidade de Sobral

Autores

  • Francisca Lima Menezes Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Fernanda Carla Lima Ferreira Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Cinthia Marques Magalhães Paschoal Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Walmir Belinato Instituto Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.29384/rbfm.2015.v9.n2.p14-17

Palavras-chave:

proteção radiológica, radiodiagnóstico, qualidade da imagem

Resumo

O processamento radiográfico é uma das etapas para a aquisição de imagens radiográficas e exige controle de qualidade adequado. A imagem deve permitir um diagnóstico preciso e evitar repetições dos exames, estando de acordo com os princípios de radioproteção. Esse trabalho objetivou verificar a qualidade de processamento de imagens radiográficas periapicais e averiguar a adequação dos equipamentos de raios X odontológico quanto aos princípios de radioproteção estabelecidos pela Portaria 453/98 do ministério da saúde, através da aplicação de teste de campo de radiação e aplicação de questionários aos profissionais odontólogos. Os resultados mostraram que é preciso maior cuidado dos profissionais quanto ao tratamento radiográfico e radioproteção, sendo necessário que órgãos de fiscalização exijam o cumprimento das normas para que haja manutenção da qualidade dos serviços de radiodiagnóstico odontológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Navarro, MVT. Risco, radiodiagnóstico e Vigilância Sanitária. Salvador: Edufba; 2009.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil). Portaria MS/SVS nº. 453, de 1 de junho de 1998. Diretrizes de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico. Diário Oficial da União, 2 junho 1998.

BELTRAME M, OLIVEIRA AEF, SPYRIDES KS. Análise do processamento radiográfico nos consultórios odontológicos de Feira de Santana – BA. Rev. Fac. Odontol. Porto Alegre 2003; 8(1): 50-543.

OKUNO E, YOSHIMURA EM. Física das radiações. São Paulo: oficina de textos;2010.

DEZOTTI MSG. Avaliação de filmes radiográficos periapicais em diferentes condições de processamento pelos métodos sensitométrico, digital e morfométrico. São Paulo. [Tese de Doutorado]. Universidade de São Paulo; 2003.

BELINATO W. Avaliação de parâmetros físicos em radiologia odontológica de consultórios públicos de Sergipe. Sergipe. [Dissertação de Mestrado]. Universidade Federal de Sergipe; 2010.

DUARTE AF, FIGUEIRÔA J, CARNEIRO PF. Conhecimento e atitudes dos odontólogos sobre proteção radiológica em relação à portaria 453 do Ministério da Saúde. Caderno de Graduação 2014; 1(3):75-84.

MESQUITA FILHO M, CRUZ DT, ATZINGEN ACV. Conhecimento e procedimentos em radioproteção em consultórios odontológicos: uma visão bioética. Rev. bras. pesqui. saúde 2012; 14(2):44-51.

Downloads

Publicado

2016-10-06

Como Citar

Menezes, F. L., Ferreira, F. C. L., Paschoal, C. M. M., & Belinato, W. (2016). Análise da Qualidade de Imagem e da Radioproteção em Radiodiagnóstico Odontológico na Cidade de Sobral. Revista Brasileira De Física Médica, 9(2), 14–17. https://doi.org/10.29384/rbfm.2015.v9.n2.p14-17

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)