Avaliação da homogeneidade e conformidade de dose em planejamentos de IMRT de próstata em radioterapia

Autores

  • Juliane Schossler Lopes Hospital São Lucas da PUCRS
  • Matheus Leidens
  • Ricardo Augusto Zanotto Razera
  • Daniela da Rocha Estacio
  • Elaine Evaní Streck
  • Ana Maria Marques Silva

DOI:

https://doi.org/10.29384/rbfm.2015.v9.n3.p34-37

Palavras-chave:

radioterapia, IMRT, câncer de próstata, índice de conformidade, índice de homogeneidade

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a homogeneidade e a conformidade da distribuição de dose em planejamentos de radioterapia para câncer de próstata utilizando a técnica de IMRT. Este trabalho foi realizado no Hospital São Lucas da PUCRS, avaliando-se dados de 34 planejamentos computadorizados com prescrição de dose variando entre 60 e 74 Gy. Esses planejamentos foram realizados através do software Eclipse®, utilizando feixe de fótons com energia de 6 MV para tratamento no acelerador linear CLINAC IX da Varian®. A análise dos índices foi realizada anteriormente ao início do tratamento dos pacientes, com uso de dados disponibilizados pelo software. Os resultados obtidos mostraram que não existe correlação entre a dose prescrita e os índices de homogeneidade e conformidade. Quando comparados qualitativamente com as recomendações da ICRU 83, verificou-se que a técnica de IMRT apresenta, em geral, uma conformação e homogeneidade adequadas. Por fim, constatou-se que os referidos índices estavam relativamente próximos dos valores ideais. Para o índice de conformidade, 82,3% dos casos apresentaram uma diferença menor que 5% do valor ideal; para o índice de homogeneidade, 88,2% apresentaram diferença menor do que 10% do valor ideal. Concluindo, pode-se confirmar a qualidade dos planejamentos de radioterapia para câncer de próstata utilizando a técnica de IMRT analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Instituto Nacional do Câncer – INCA. Estimativa 2012: Incidência de Câncer no Brasil. INCA. Disponível em:

http://www.inca.gov.br/estimativa/2012/index.asp? ID=1

Guimarães, L. F. C.; da Silva, M. C.; Silveira, P. J., Flosi; A. A., Boccaletti, K. W. Avaliação de planejamentos de IMRT para tratamento de próstata utilizando energias de 6MeV e 15MeV. Revista Brasileira de Física Médica. 2013; 7(2): 53-6.

International Commission on Radiation Units and Measurements – ICRU. ICRU Report 83: Prescribing Recording, and Reporting Photon-Beam Intensity-Modulated Radiation Therapy (IMRT). Oxford University Press. Journal of the ICRU. 2010.

Almeida CE. Bases Físicas de um programa de garantia da qualidade em IMRT. São Paulo: Editora Científica; 2006.

Feuvret L, Noël G, Mazeron JJ,Bey P. Conformity index: a review. Int J Radiat Oncol Biol Phys. 2006 Feb 1; 64(2): 333-42.

Khan, FM. The Physics of Radiation Therapy. 4th ed. Philadelphia, PA: Lippincott Williams & Wilkins, 2010.

Alves, T. M. M. T. et al. Verificação dosimétrica de tratamentos de IMRT utilizando câmara de ionização, filme radiográfico e função gama. Revista Brasileira de Física Médica. 2010;4(2):15-8.

Lavor, M. Avaliação das ferramentas de controle de qualidade para pacientes submetidos ao IMRT. São Paulo: IPEN -USP; 2011.

Downloads

Publicado

2016-10-06

Como Citar

Lopes, J. S., Leidens, M., Razera, R. A. Z., Estacio, D. da R., Streck, E. E., & Silva, A. M. M. (2016). Avaliação da homogeneidade e conformidade de dose em planejamentos de IMRT de próstata em radioterapia. Revista Brasileira De Física Médica, 9(3), 34–37. https://doi.org/10.29384/rbfm.2015.v9.n3.p34-37

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)