Programa de Monitoramento Ambiental: Metodologias e Avaliações de Kerma no Ar no Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2025.v19.19849001858Palavras-chave:
Dosimetria, Radioproteção, kerma no ar, Radiação, Césio-137Resumo
Este trabalho apresenta uma análise do Programa de Monitoramento Ambiental (PMA) do CRCN-CO, com foco nas medições de Kerma no ar. O PMA é fundamental para garantir a contenção dos rejeitos radioativos do acidente de Goiânia, bem como para assegurar a conformidade com as normas da CNEN e padrões internacionais. Além disso, assegura a conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e com os padrões internacionais de segurança radiológica.
Downloads
Referências
[1] RIBEIRO, Edison; TAUHATA, Luiz; SANTOS, Eliane Eugenia dos; CORRÊA, Rosangela da Silveira. Analytical results and effective dose estimation of the operational Environmental Monitoring Program for the radioactive waste repository in Abadia de Goiás from 1998 to 2008. *Journal of Environmental Radioactivity*, [s.l.], v. 102, p. 145-152, 2011. Acesso em: 19 mar. 2025.
[2] COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR. Diretrizes básicas de proteção radiológica: norma CNEN NN 3.01 Resolução 164/14 Março / 2014. Rio de Janeiro, Acesso em: 26 abr. 2025.
[3] DISTRITO DE GOIÂNIA. Plano de Monitoração Ambiental – Fase Operacional do Repositório de Rejeitos Radioativos de Abadia de Goiás. Goiânia: CRCN-CO, 1997.
[4] NUCLEN – Engenharia e Serviços S.A. Repositório de Abadia de Goiás – Relatório Final de Análise de Segurança. Vol. 2, 1997.
[5] INTERNATIONAL COMMISSION ON RADIOLOGICAL PROTECTION (ICRP). Principles of Monitoring for the Radiation Protection of the Population. ICRP Publication 43. Oxford: Pergamon Press, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Laísa Vieira dos Santos, Daniel Anderson Rodrigues, Rugles César Barbosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).


